quarta-feira, 4 de março de 2009

depois da aula de sociologia

Agorinha eu deveria estar gastando as interações entre os meus queridos neurônios para fazer a redação sobre o mercado de trabalho e dissertar questões como "até onde vai minha liberdade", e isso pra hoje à tarde, mas deu vontade de postar.

É que depois da minha última aula de sociologia eu fiquei pensando em quanto o ser humano é mau, mesmo que indiretamente, afinal, ele é induzido a ser fútil e nem sabe quanto sofrimento mal remunerado existe no tenizinho da Puma que ele faz questão de exibir na academia (porque ele pesa 48kg tendo 1,65m e se acha gordo). Cadê a mídia pra mostrar o lado ruim de comprar as roupinhas da moda?

O fato é que ao comprar algo de uma marca conhecida, você está doando 2342 reais para a superultrahipermega multinacional. E a empresa continuará ficando rica, ao ser estimulada pelo seu dinheiro desvalorizado (é desvalorizado sim, pelo menos por você. eu não acho que seja saudável dar 2000 reais em uma bolsa, como já vi gente conhecida fazendo).

Menos de 4 dos 2342 reais que você deu para a Nike são destinados aos operários. Aí aparece o velho círculo vicioso. Você compra, a empresa lucra, a empresa cresce, pessoas sofrem mais ainda para comprar o leite do 15º filho da família.

Mas vou ficar caladinha. É meio utopia querer que essas coisas um dia fiquem melhores.

Nenhum comentário: